REVISTA
ON
LINE  
DE

editora  
EDITORA
E GRÁFICA
UNIVERSITÁRIA
UFPel
  (clicar aqui)


                                                                                                                           
          VERBA VOLANT      ISSN 2178-4736         
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
oral

    
Publicação científica do
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFPel


vvlogo

Publicação semestral

home Verba Volant (voltar)

 Organização científica - (clicar aqui)
Chamada de trabalhos - (clicar aqui)
Normas de submissão -  (clicar aqui)
Números disponíveis - (clicar aqui)
Contato - (clicar aqui)

MISSÃO E LINHA EDITORIAL
Verba Volant é uma publicação semestral inteiramente online, de acesso livre, vinculada ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFPel. A publicação foi criada por dois grupos de pesquisa, vinculados ao CNPq, cujos líderes atuam como docentes pesquisadores na Universidade Federal de Pelotas/ RS. Trata-se do Grupo de Pesquisa Emergência da Linguagem Oral (ELO) e do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE). A aquisição da linguagem oral e as relações entre as aquisições da fala e da escrita aproximaram esses dois grupos, resultando na disponibilização online da revista Verba Volant que, por sua vez, publica trabalhos acerca dessas temáticas. Trata-se de uma revista dirigida a pesquisadores, linguistas, fonoaudiólogos, educadores, docentes e estudantes do âmbito nacional e internacional.

Verba Volan
t
é o primeiro periódico científico brasileiro destinado, de modo exclusivo, à publicação de trabalhos originais, teóricos e/ou empíricos, sobre a aquisição, tanto em L1 quanto em L2, da oralidade e das relações existentes entre a fala e a escrita. O recorte bem definido, dentre os múltiplos trabalhos linguísticos existentes na área, visa a uma melhor focalização e organicidade na pesquisa, além de uma contribuição qualitativa para os estudos sobre a aquisição da linguagem.  Trata-se, consequentemente, de um suporte privilegiado para a elaboração e a divulgação de conhecimentos no domínio da aquisição da oralidade e de suas interfaces com a escrita.

Verba Volant possui a seguinte composição de base:
I. Dossiê (possui dois organizadores e um conjunto de textos temáticos - de 6 a 10. Poderá ser constituído de artigos e retrospectivas). Entendemos retrospectiva como estado da arte. Uma retrospectiva deve conter histórico analítico e crítico de teorias e/ ou de abordagens metodológicas.
II. Restauro (um artigo já publicado que se encontram inacessíveis devido a uma tiragem limitada ou a publicações esgotadas e/ou uma tradução de artigo considerado importante para a área ).
III. Entrevista (não obrigatória e a critério dos editores).
IV. Outra face (possui um ou dois artigos não enquadrados nos itens I, II e III).
V. Resenhas (não obrigatória, não podendo exceder três textos por número publicado). As resenhas deverão conter o registro crítico de obras, livros, teses, etc., que estejam, no máximo, há três anos da data de publicação em Português do Brasil ou, ainda, que não tenham sido publicados em língua portuguesa. Os resenhistas são indicados pelos editores, preferencialmente.