REVISTA
ON
LINE  
DE

editora  
EDITORA
E GRÁFICA
UNIVERSITÁRIA
UFPel
 (clicar aqui)


                  
          VERBA VOLANT      ISSN 2178-4736         
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
oral

     
Publicação científica do
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFPel



logo

Publicação semestral

home Verba Volant (voltar)

 Missão e linha editorial- (clicar aqui)
O
rganização científica
- (clicar aqui)
Chamada de trabalhos - (clicar aqui)
Números disponíveis - (clicar aqui)
Contato - (clicar aqui)

NORMAS DE SUBMISSÃO
Verba Volant acolhe artigos que contribuam para a reflexão da área sobre questões relativas à aquisição da oralidade e as relações entre fala e escrita.
Os artigos publicados podem ser, posteriormente, reimpressos. Porém, deve ser obtida a autorização dos editores da revista Verba Volante, do(s) autor(es), e citada a fonte de publicação original.
Verba Volante não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores dos artigos.
Os trabalhos publicados devem ser oriundos de pesquisa universitária, prioritariamente.
Os artigos devem seguir as Normas de Publicação da revista.


Tipos de trabalhos ou contribuições
Artigos, restropectivas, entrevistas, traduções e resenhas.

Manuscrito e composição do texto

Língua
Os artigos e as retrospectivas podem ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol acompanhados de dois resumos e palavras-chave: a)  um escrito na língua do artigo e b) outro em uma das outras línguas aceitas pela revista. O mesmo deve ser aplicado às palavras-chave. As resenhas, entrevistas e traduções devem ser redigidas em língua portuguesa.

Elementos do texto

O texto deve compreender os seguintes elementos:
1. Título.
2. Texto principal.
3. Referências bibliográficas.
4. Resumos + palavras-chave.

          
Conteúdo da primeira página
(I)
Título
: deve ser apresentado em caixa alta, fonte Arial, tamanho 16, em negrito e centralizado.
Sub-título eventual:
deve ser apresentado em caixa alta (primeira letra) e baixa, fonte Arial, tamanho 14, sem negrito e centralizado.
Nome do autor: informar o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas. Fonte Arial, tamanho 12, em negrito e centralizado. Separar o(s) nome(s) do(s) autor(es) do título do artigo, com 1 espaço em branco. Em  nota de rodapé, informar: titulação; instituição; correio eletrônico do(s) autor(es.
Nome do tradutor: (caso trate-se de uma tradução): colocar o nome do tradutor embaixo do nome do autor.
Informar o(s) nome(s) do(s) tradutor(es), por extenso, evitando abreviaturas. Fonte Arial, tamanho 12, em negrito e centralizado. Em  nota de rodapé, informar: titulação; instituição e correio eletrônico do(s) tradutor(es) e, se for o caso, do autor do texto.


Extensão e formatação
(2)
Texto principal
:  de 10 a 20 páginas,
incluindo tabelas, gráficos, imagens, referências bibliográficas e resumos. Digitados em formato MS Word (.doc). Fonte Arial, com espaço1,5 entrelinhas.
Notas
: limitadas ao mínimo indispensável. Fonte tamanho 10, entrelinha simples, texto justificado. Cada nota não deve superar a média de 3,5 linhas. As referências não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto.
(3)
Referências bibliográficas
: somente inserir a bibliografia citada no corpo do texto.

(4)
Resumos
: 6 a 10 linhas
. Digitados em MS Word (.doc). Fonte Arial, entrelinhamento simples, precedido da palavra negritada Resumo. Os dois resumos devem constar ao final do texto, após as Referências bibliográficas. Separar o resumo das Referências bibliográficas, com um espaço em branco. Separar o Resumo em português do Resumo em língua estrangeira com um espaço em branco.
(4)
Palavras-chave
: de 4 a 5 palavras-chave. Separar cada termo por ponto e vírgula que deverão ser precedidos da palavra Palavras-chave.

* Resenhas
: devem ter de 3 a  5 páginas.

* Informações complementares
:
1. Formato papel A4, com margem esquerda de 3,0 e demais margens (direita, superior e inferior) com 2,5 cm.

2. Não paginar o documento.
3. Para submissão do trabalho: enviar sua contribuição para o endereço eletrônico:
verbavolantonline@yahoo.com.br

4. Elementos ilustrativos (tabelas, gráficos, fotografias) devem integrar o corpo do texto e também ser enviadas separadamente em formato JPEG. As ilustrações devem ser nítidas. Caso já tenham sido publicadas, identificar a fonte e permissão para reprodução. É preciso que sejam acompanhadas de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos.
5. O alinhamento do artigo deve ser justificado.
6. Subtítulos são alinhados à esquerda, caixa alta e baixa, negrito, fonte tamanho 12, entrelinha 1,5, com espaço de uma linha antes e depois.
7. Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela revista.
8. Os textos seguem os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Normas de submissão, sob pena de não aceitação pela revista.
9. Serão aceitas apenas contribuições que envolvam pelo menos um autor com título de doutor. Autores com titulação inferior poderão publicar trabalhos em coautoria com um pesquisador doutor. Essa norma é aplicada para artigos e traduções. Respeitadas essas condições, o ordenamento dos nomes dos autores é livre.
10. Estudantes poderão submeter resenhas desde que estejam vinculados a cursos de pós-graduação ou a grupos de pesquisa.
11. Não serão aceitas contribuições de artigos com mais de 5 autores.

11. Não serão aceitas contribuições de resenhas com mais de 3 autores.


Traduções e entrevistas
As entrevistas e traduções devem ser relevantes para a área. Elas devem ser enviadas acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original, ou de seus herdeiros, e do editor. Essa norma não é aplicada a textos que façam parte do domínio público.

Apreciação
Os textos são originais e inéditos, não estando sendo avaliados para publicação em outra revista.
Os textos enviados estão condicionados a pareceres, cabendo a decisão final sobre sua publicação a dois membros do corpo editorial. Para tanto, a identificação de autoria deve ser removida e enviada em arquivo separado (nomeado como ARTIGO 2). Confira esse importante detalhe abaixo, na rubrica "Submetendo meu trabalho".
O corpo editorial leva em consideração aspectos como a originalidade da investigação ou manuscrito, a contribuição do texto para o conhecimento científico linguístico teórico ou aplicado e a adequação do texto às normas da revista.


Declaração de Direito Autoral
Verba Volant é de acesso público e gratuito a todo seu conteúdo, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, o que visa a proporcionar um maior intercâmbio global de conhecimento. Os nomes e e-mails constantes neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A revista não remunera os autores ou tradutores que nela publicam. Direitos Autorais para artigos e Resenhas publicados na revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Verba Volant.

Submetendo seu trabalho
O trabalho deve ser remetido à revista pelo seu autor (ou por um dos autores) através de e-mail, sendo essa a única forma aceita de submissão.

Os seguintes arquivos devem ser enviados, separadamente, no mesmo e-mail:
(i) arquivo nomeado como ARTIGO 1: deve conter o  trabalho, em
MS Word (.doc), com identificação do(s) autor(es),ou seja, os nome do(s) autore(es); filiação institucional; unidade(s) e departamento(s); e-mail, endereço e telefone para contato. Esses dados serão utilizados para cadastrar os autores. O contato com os autores ocorrerá via e-mail, somente.
(ii) arquivo nomeado como ARTIGO 2: deve conter o  trabalho, em formato "doc", sem identificação do(s) autor(es).
(iii) arquivo nomeado como IMAGENS: deve conter as imagens em formato
JPEG
, já presentes nos arquivos anteriores.

É do(s) autore(s) a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado, da revisão gramatical e adequação às normas de publicação

A submissão deve ser realizada, impreterivelmente, até o prazo estipulado e divulgado pela Verba Volant.


Comunicação aos autores
O parecer final sobre a aprovação ou não dos originais será comunicada ao autor, ou ao primeiro autor (segundo ordem estabelecida pelos autores no próprio artigo ou resenha).

Verba Volant, ISSN 2178-4736. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.